domingo, 9 de junho de 2013

Origem da Sociologia


A Sociologia é uma ciência que estuda o ser humano, isto é, estuda seus comportamentos em função do meio em que vivem e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
A Sociologia tem uma base metodológica para estudar os fenômenos sociais, tentando explica-los, analisando os homens em sua relação de independência. Compreender as diferentes sociedades e culturas também é um dos objetos de estudo da sociologia
Ela cobre todas as áreas do convívio humano, desde relações familiares até o papel da política, por exemplo.
A Sociologia é de interesse de diversas áreas do saber, com diferentes graus. O maior interessado atualmente nos resultados dos estudos da Sociologia é o Estado.
A sociologia surgiu de uma necessidade do ser humano de aprender a conviver no seu devido grupo, a compreender os fenômenos sociais, crises e conflitos. Isso ocorreu durante a Revolução Industrial, a partir do século XV se iniciaram as transformações econômicas, políticas e culturais, já no século XIX a busca por explicações era absurda, a filosofia e a religião já não conseguiam esclarecer tudo, com isso foi necessário criar uma ciência social chamada SOCIOLOGIA.
O termo "sociologia" foi criado em 1830 pelo filósofo e matemático francês Augusto Comte, fundador do positivismo. A princípio foi denominada "Física Social", que mais tarde assumiu o nome de sociologia. Para ele a sociologia organiza e reforma a sociedade procurando estudar e compreende-la.
Durkheim foi o criador da sociologia moderna, foi o primeiro a estudar a questão suicídio profundamente, que é quando o indivíduo está descontente com seu meio social, ou com ele mesmo. Para ele objetos da sociologia são todos os fatos sociais, que devem ser estudados como "coisas". Seu sistema de sociologia é baseado em quatro princípios fundamentais:
  • A sociologia é uma ciência independente das demais ciências e da filosofia.
  • A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos, considerados como "coisas".
  • A causa de cada fato social deve ser preocupada entre os fenômenos sociais que o antecedem. Para explicar um fenômeno social, deve se procurar sua casa.
  • Todos os fatos sociais são exteriores aos indivíduos, formando uma realidade específica.
Segundo Durkeim, o homem é um animal que se humaniza através de socialização. 
Na época em que a sociologia foi criada o mundo se encontrava em momento de transformações como a expansão marítima, o comércio ultramarino, a formação dos estados nacionais, a reforma protestante e o desenvolvimento científico e tecnológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário