domingo, 9 de junho de 2013

Quem foi Auguste Comte

AUGUSTE COMTE


Isisdore Auguste Marie François Xavier Comte (Montpellier, 19 de janeiro de 1798 – Paris, 5 de setembro de 1857) foi um filosofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo.

Em 1814, aos dezesseis anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, algumas dessas formulas fundamentais são: teológico, metafisico e positivo - com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenômenos correspondentes (1822).
Em 1826, sofreu um colapso nervoso enquanto trabalhava na criação de uma filosofia positiva, supostamente desencadeado por “problemas conjugais”. Recuperado, iniciou a redação de curso de filosofia positiva, trabalho que lhe tomou doze anos.
Em 1842, perdeu o emprego de examinador de admissão à escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. Começou a ser ajudado por admiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill (1806-1873). Em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que morreria no ano seguinte por tuberculose.
Entre 1851 e 1854, redigiu o Sistema de politica positiva, no qual expôs algumas das principais consequências de sua concepção de mundo não-teológica e não-metafísica, propondo uma interpretação pura e plenamente humana para a sociedade e sugerindo soluções para os problemas sociais; no volume final da obra apresentou as instituições principais de sua Religião da Humanidade.
Em 1856, publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva, de 4 que iriam tratar de questões especificas das sociedades humanas: lógica, indústria, pedagogia, psicologia. 
O pensamento de Comte provocou polêmicas no mundo todo e reformulações de teorias ate então incontestáveis. Sua influencia foi imensa, quer como filósofo social, quer como reformador social, principalmente sobre republicanos brasileiros. O lema da Bandeira Nacional “Ordem e Progresso”, criador por Benjamin Constant, é de inspiração comtista.
Suas principais obras são: Curso de Filosofia Positiva (1830- 1842) e Sistema de Politica Positiva (1851-1854). Morreu em Paris a 5 de setembro de 1857.



Nenhum comentário:

Postar um comentário